Alimentos que fortalecem o sistema imunitário

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Não parece, mas estamos no Outono, o que significa que está na hora de preparar o corpo para a época fria que se avizinha. Certos alimentos ajudam a manter o nosso sistema imunitário forte, por isso, se quer evitar as maleitas da época, inclua-os na sua lista de compras.

Cesto com vegetais e frutas

Brócolos
É um dos alimentos mais saudáveis que podemos comer, pois tem um excelente teor de nutrientes, nomeadamente, fibra, antioxidantes e vitaminas A, C e E. Para conseguir retirar o melhor deste vegetal, o truque é não o cozinhar muito.

Alho
Contendo alicina, o alho é um ótimo aliado no combate às infeções, bactérias e hipertensão. Quem diria que um ingrediente tão vulgarmente encontrado nas nossas cozinhas, seria tão poderoso.

Chá verde
Rico em flavonoides, o chá verde é um excelente estimulante do sistema imunológico, ajudando ainda a combater inflamação. Tem ainda muitas outras propriedades benéficas para a saúde, como, por exemplo, retardar o envelhecimento, combater o colesterol, etc.

Sementes de Sésamo
Estas sementes estão cheias de nutrientes, como vitamina B6, magnésio e fósforo. São também uma excelente fonte de vitamina E, que sendo um antioxidante, reforça o sistema imunitário.

Citrinos
Frutos como a laranja, limão, tangerinas, têm vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunitário. No entanto, o nosso corpo não tem capacidade para armazenar esta vitamina, pelo que precisamos de a consumir diariamente.

Espinafres
Um vegetal forte em vitamina C e também betacarotenos e antioxidantes, que ajudam o sistema imunitário a combater infeções. O ideal é não o cozinhar muito, de forma a manter grade parte dos seus nutrientes.

Aveia
Este cereal é rico em beta-glucano, que tem uma ação antioxidante e anti-microbial.
O consumo que aveia acelera o processo de cicatrização, reforça o sistema imunitário e até pode facilitar a ação dos antibióticos.

Peixe e crustáceos
O salmão e o carapau têm ómega 3 que protege os pulmões das infecções respiratórias e gripes e também tem uma ação anti-inflamatória.
Já os camarões, lagosta, ostras e restantes crustáceos são ricos em selénio que ajuda no combate à gripe.

Batata-doce
Rica em betacaroteno que depois é transformado em vitamina A, a batata-doce ajuda a reforçar a pele, a nossa maior barreira contra intrusos como os vírus e as bactérias. Outros alimentos cor de laranja como a cenoura, a abóbora e a meloa, entre outros, também são ricos em betacaroteno e, por isso, têm as mesmas propriedades.

Iogurte
O iogurte é rico em probióticos, as boas bactérias que ajudam a manter os intestinos saudáveis e ainda estimulam o sistema imunitário. Adicionalmente, pode ser também uma excelente fonte de vitamina D.

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