Casa construída por impressora 3D em 24h

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Todos os dias somos surpreendidos pela evolução da impressão 3D e pela a sua aplicação a quase todo o tipo de objectos, incluíndo edifícios. Neste caso, é ainda mais fantástico porque, em apenas 24h, foram capazes de construir uma casa 3D com cerca de 40m2 e por menos de 10.000 euros.

Trata-se da primeira casa impressa usando a tecnologia de impressão 3D móvel e foi construída na cidade de Stupino, região de Moscovo, na Rússia. As empresas Apis Cor e PIK concluíram com sucesso o projeto que tinha sido anunciado em dezembro de 2016.

O interior da casa 3D inclui um hall, um WC, uma sala e uma cozinha compacta funcional. Conta ainda com os aparelhos mais modernos da Samsung, parceira na construção. É estranho chamar-lhe “casa 3D”, pois todas as casas o são. Mas a inovação da impressão 3D deu um novo significado à palavra “3D”, que é agora quase sempre associada à impressão.

O projeto teve como objetivo principal, o de demonstrar a flexibilidade do equipamento e da forma. Na verdade, a casa 3D pode ter qualquer formato. Não há restrições para além das impostas pelas leis da física.

A casa foi construída na época mais fria do ano. A utilização da mistura de cimento, que é usado como “tinta” de impressão, só é possível a temperaturas acima de 5°C. O problema foi resolvido através da instalação de uma tenda, onde  se controlou a temperatura necessária.

Apis Cor

A Apis Cor foi a primeira a desenvolver uma impressora de construção móvel 3D, capaz de imprimir edifícios completos no local da edificação. A empresa assegura ainda uma durabilidade de, pelo menos, 175 anos!

Dizem ter uma missão especial:  a de ajudar as pessoas de todo o mundo a melhorar as suas condições de vida. Para isso,  inventaram um processo de construção rápido, eficiente e de alta qualidade. Delegam todo o trabalho duro em máquinas inteligentes.

Futuro

A empresa tenciona começar a imprimir casas em todos os continentes. Dizem eles que “mesmo na Antártida, se necessário”! Outro dos seus projetos mais ambiciosos, ainda que longínquo, é a construção de edifícios em Marte!

Share.

Leave A Reply