Ofereça flores com significado

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

As flores são um símbolo que tem inúmeros significados. Representam a beleza de tudo o que é bom na vida, a pureza, o amor, a infância, a alma, a natureza, a fertilidade, a juventude, a harmonia.

Curiosamente, em Inglaterra, durante toda a era vitoriana (1834-1901) as flores eram usadas como meio de comunicação dissimulado, com uma linguagem própria feita de mensagens codificadas, a linguagem das flores. As pessoas expressavam assim palavras e sentimentos que não podiam exprimir de outra forma.

A sua beleza, as suas cores, o seu perfume e as suas formas despertam nas pessoas as mais diversas sensações e sentimentos.

Mas a simbologia da flor varia de acordo com a cultura dos povos e o tempo, sendo um símbolo universal. Historicamente foram utilizadas em rituais sagrados, numa perspetiva de simbolismo religioso, e também para a cura das mais variadas maleitas.

Tinham significados muito próprios para os povos Aztecas e Maias, que as consideravam símbolos da perfeição e sagrados, estando associadas aos seus deuses e à própria criação de todo o universo.

Já no Cristianismo, as flores estão também associadas ao ideal de perfeição, surgindo em algumas passagens bíblicas e sendo a representação do paraíso celestial.

Também a oriente, em várias culturas como o tantra, o taoismo e o budismo, se encontram as flores associadas ao aperfeiçoamento interior e à renovação espiritual.

A ocidente, a flor-de-lis e o lírio significam beleza, pureza e renovação do espírito.

Então, quer saber qual a flor que deve escolher em cada ocasião? Aqui tem:

Malmequeres ou margaridas, as flores da simplicidade

Conjunto de margaridas brancasA mais simples e singela das flores. Recordam-nos os campos e as manhãs soalheiras.
Dão-nos a pureza, a inocência e a alegria.

Gerberas, as flores da alegria contagiante

Primeiro plano de uma gerbera laranja.Pertencem à mesma família das margaridas e, por isso, representam o mesmo género de simbologia.
Trazem-nos a alegria, a luz do sol, a felicidade e a energia positiva da natureza. São flores de sentimentos nobres, que incorporam simplicidade e inocência.

Hidrângeas, hidranjas ou hortênsias, as flores da tranquilidade

Imagem de pormenor de hidrângeas rosa.

Representam emoções sinceras como a gratidão. As azuis estão ligadas à tranquilidade, ao conforto e à serenidade. Já as rosa, auspiciam pensamentos puros, límpidos.
Há também quem diga que, no reverso da medalha, são flores que passam um sentimento de frieza e indiferença.

Tulipas, as flores de um amor em tudo perfeito

Imagem de pessoa a carregar molhos de tulipas de diversas coresSímbolos de um amor que é perfeito, traduzem esperança e prosperidade.
As vermelhas fazem uma declaração de amor e pedem fé, as rosa asseveram que vão cuidar eternamente, as roxas dão um tom de realeza, as brancas pedem perdão e as amarelas reconciliam, dão esperança ao amor.
São uma boa sugestão para noivados e casamentos.

Crisântemos e o fim do verão

Flor, crisântemo, rosa e brancoConhecida por desabrochar no fim do verão, simboliza o amor acabado. Na cor amarela reporta-se ao amor frágil, amor que é menosprezado. Em vermelho traduz paixão, um amor emotivo, forte. Já na cor branca, simboliza verdade e sinceridade, uma amor transparente.

Girassóis, representam a determinação

Campo cheio de girassóis amarelos.Símbolo de força, determinação, o girassol procura sempre a luz, o sol.
Representa a dignidade, a glória e a alegria. Sugerem altivez, mas suportada por respeito e integridade.
É uma boa sugestão para presentear um homem.

Rosas, as eternas flores do amor

Imagem de ramos de rosas cor de rosa

As rosas são sinónimo de amor, de paixão, de romantismo e de dedicação. Também podem traduzir ciúme e infidelidade, mas, apesar disso, mantêm uma certa dose de doçura.
Nas cores amarela e laranja, transmitem paixão e emoção, sentimentos arrebatados; a branca, é sinónimo de pureza, amor casto, silêncio e serenidade; na cor champanhe, traduz respeito, admiração e adoração; a cor rosa, transmite carinho, amizade, charme e gratidão; e, a cor vermelha, significa paixão, casamento, amor ardente e intenso.
As rosas são sempre uma boa sugestão para casamentos e noivados.

O significado mais importante que as flores poderão ter é a razão que leva as pessoas a oferecê-las, a um amigo, a um familiar, a um amor, traduzindo dessa forma a sua afeição ou o seu agradecimento.

Share.

Leave A Reply