O outono traz as castanhas, quentes e boas!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Chegou o outono e, embora os dias quentes não nos façam ainda esquecer verão, as noites começam já a ser mais frias, convidando ao conforto do sofá e ao aconchego de uma mantinha.

E, não há outono sem os vendedores ambulantes e o típico aroma das castanhas assadas, ou mesmo uma fornada de castanhas preparada em casa e acompanhada por uma jeropiga fresquinha, um vinho do Porto ou um bom vinho de mesa que enalteça o seu sabor.

Convenhamos que, para se assar castanhas não é preciso ser-se um grande entendido na arte de cozinhar. Com umas pequenas variações que podem passar pelo sal ou forma de as cortar, a receita a por em prática é sempre a mesma.

Receita base de castanhas assadas

Para 6 ou 8 pessoas, asse cerca de 1 kg de castanhas.
Antes de mais, pré-aqueça o forno a 200ºC e lave as castanhas em água abundante.
Depois, faça um corte horizontal em cada castanha, ou em forma de cruz, como preferir.

Use papel de alumínio para cobrir o tabuleiro do forno, espalhe uma boa quantidade de flor de sal (a sua textura é menos dura e incorporará melhor na castanha, porém, poderá também usar sal de cozinha normal), e distribua-as no tabuleiro, evitando sobrepô-las. De seguida, pode polvilhar um pouco mais de sal em cima das castanhas (se usar sal refinado não exagere para não as salgar).

Asse-as durante 25 a 45 minutos, dependendo do seu tamanho, ou até as castanhas começarem a abrir e tomarem uma coloração amarelada.
Retire o tabuleiro do forno e tape imediatamente as castanhas com um pano de cozinha, abafando-as, e deixando-as arrefecer até conseguir pegar nelas.
Sirva-as assim ou descasque-as antes de as servir.

Castanhas assadas com alecrim

Igual em tudo à receita base, mas antes de colocar as castanhas a assar, coloque-as num recipiente com água e sal. Após 10 minutos, escorra-as e distribua-as no tabuleiro com o alecrim, polvilhando-as com mais um pouco de sal.

Castanhas assadas com erva-doce

Faça tudo como na receita anterior e depois de distribuir as castanhas no tabuleiro, polvilhe-as com sal e erva-doce (funcho) moída.

Castanhas assadas com manteiga

Assar as castanhas de acordo com a receita base.
Depois de descascadas, abrir as castanhas ao meio e barrar com manteiga q.b., à medida que se delicia com elas.

Castanhas assadas com mel

Em vez da manteiga, sirva com mel. Fica uma delícia!

E para finalizar, experimente castanhas com…

… Nutella! Pois é, não vale a pena esperar pelo dia de São Martinho. altere um pouquinho a tradição e junte uma nozinha de Nutella a acompanhar a bela da castanha assada. É de comer e chorar por mais.

 

 

 

Share.

Leave A Reply